terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Preparo do Colportor Evangelista - Retirado dos Escritos de Ellen White


O que é o Mais Importante

Os que se empenham na obra da colportagem devem primeiro dar-se a Deus completamente e sem reservas. Cristo os convida: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa almas. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve." Mat. 11:28-30. Manuscrito 26, 1901.
Remindo o Tempo
Se tendes negligenciado o tempo de semeadura, se permitistes que as oportunidades providas por Deus passassem não aproveitadas, se vos tendes agradado a vós mesmos, não vos arrependereis agora, antes que seja demasiado tarde, esforçando-vos para remir o tempo? A obrigação de usar vossos talentos no serviço do Mestre, repousa pesadamente sobre vós. Vinde ao Senhor, e fazei inteira entrega de tudo a Ele. Não podeis permitir a perda de nem mais um dia. Assumi vossa obra negligenciada. Afastai vossa lamentosa incredulidade, vossa inveja e maus pensamentos, e ide para o trabalho em humildade de fé e fervente oração ao Senhor para que vos perdoe pelos vossos anos em que vos não consagrastes. Suplicai auxílio ao Senhor. Se o buscardes ferventemente, com todo o coração, encontrá-Lo-eis, e Ele vos fortalecerá e abençoará. Review and Herald, 7 de janeiro de 1903.
Humildes e Prontos a Aprender
Ao escolher homens e mulheres para Seu serviço, Deus não indaga se possuem saber, eloqüência ou riquezas mundanas. Pergunta: "Andam eles com tanta humildade, que Eu lhes possa ensinar os Meus caminhos? Posso pôr-lhes nos lábios as Minhas palavras? Representar-me-ão eles?"
Deus pode servir-Se de cada pessoa na proporção exata em que Lhe é possível pôr o Seu Espírito no templo da alma. A obra que aceita, é aquela que Lhe reflete a imagem. Seus seguidores devem apresentar, como credenciais perante o mundo, as indeléveis características de Seus princípios imortais. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 145 e 146.
Por que Muitos Têm Falhado

Os colportores precisam converter-se diariamente a Deus, a fim de que suas palavras e ações sejam um cheiro de vida para vida, para que possam exercer uma influência salvadora. A razão por que muitos fracassaram na colportagem, está em não terem sido cristãos genuínos; não conheciam o espírito da conversão. Tinham uma teoria a respeito de como a obra devia ser feita, mas não sentiam sua dependência de Deus.

Absoluta Honestidade

Se o colportor segue um mau procedimento, se profere a falsidade ou pratica engano, perde o respeito de si mesmo. Ele pode não ter consciência de que Deus o vê e está a par de cada transação comercial, de que anjos estão pesando seus motivos e ouvindo suas palavras e de que sua recompensa será de acordo com suas obras; mas se fosse possível ocultar seu mau procedimento da inspeção humana e divina, o fato de que ele mesmo o conhece, é degradante a seu espírito e caráter. Um único ato não determina o caráter, mas quebra a barreira; e a próxima tentação é mais prontamente agasalhada, até que, finalmente, se forma um hábito de prevaricação e desonestidade no negócio, e o homem se torna indigno de confiança.
Há muitos, nas famílias e na igreja, que pouca conta fazem de patentes incoerências. Há jovens que parecem o que não são. Parecem honestos e verdadeiros; mas são como sepulcros caiados, bonitos por fora mas corruptos por dentro. O coração está manchado, denegrido pelo pecado; e assim permanece o registro nas cortes celestiais. Tem estado em prosseguimento em seu espírito um processo que os tornou calejados, insensíveis. Mas se seu caráter, pesado nas balanças do santuário, for pronunciado em falta no grande dia de Deus, será uma calamidade que não compreendem agora. A verdade, a preciosa e pura verdade, deve fazer parte do caráter.
Preparo Integral

Obra muito mais eficaz do que a que tem sido feita até agora no campo da colportagem, poder-se-á fazer ainda. Não deve o colportor sentir-se satisfeito a menos que esteja constantemente melhorando. Ele deve fazer completa preparação, mas não deve satisfazer-se com uma forma estabelecida de palavras; deve dar ao Senhor uma oportunidade de cooperar com seus esforços e impressionar sua mente. O amor de Jesus presente no coração capacitá-lo-á a imaginar meios de alcançar acesso aos indivíduos e famílias. Testimonies, vol. 5, pág. 396.
Que uma classe de colportores seja habilitada mediante completa instrução e exercício, a manusear as publicações que saírem dos prelos. Carta 66, 1901.
Conhecimento da Palavra de Deus

A  mente de todos deve ser enriquecida com o conhecimento das verdades da Palavra de Deus, a fim de que possam achar-se preparados, em qualquer momento em que lhes seja requerido, a apresentar do tesouro coisas novas e velhas. Obreiros Evangélicos, pág. 281.

Conhecimento do Livro que Vende
Os colportores devem familiarizar-se perfeitamente com o livro que vendem e estar habilitados a chamar de pronto a atenção para os capítulos importantes. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 554.

Veracidade, Honestidade e Fidelidade

A obra da colportagem não deve ser conduzida de maneira desleixada, frouxa. Os que se empenham em obra que requer controle de dinheiro devem conservar estrita conta de cada centavo recebido e pago. A educação assim obtida em exatidão prepará-los-á para maior utilidade.
Se o colportor continua a solicitar livros, e não envia relatório de seu trabalho, nada declarando sobre a entrega dos livros e sobre o recebimento e o gasto de dinheiro que ele manuseia, os que têm a responsabilidade da obra devem, de maneira bondosa e amiga, verificar a verdadeira situação. Fornecer livros à vontade a um agente, até que ele esteja irremediavelmente envolvido em dívidas é fazer injustiça tanto ao colportor como aos que o empregam. Tão frouxa e descuidada maneira de agir produz desalento.
O obreiro que sente não ser capaz de alcançar sucesso na obra da colportagem deve ir a quem de direito e declarar que não pode continuar nesse setor de trabalho.
Todo colportor deve ser verdadeiro, honesto, fiel. Quantas almas poderiam ser salvas da tentação, e quanta tristeza evitada se todos os nossos obreiros fossem preparados para ser tão fiéis ao princípio como aço. Manuscrito 20, 1904.


O Ganho Financeiro Não Deve Predominar

Se nossos colportores são dirigidos pelo espírito de lucro financeiro, se fazem circular os livros com os quais podem ganhar o máximo, negligenciando outros de que o povo necessita, eu pergunto: Em que sentido sua obra é missionária? Onde está o espírito missionário, o espírito de sacrifício? O trabalho do colportor inteligente e temente a Deus tem sido representado como igual ao do ministro evangélico. Deve então o colportor sentir-se na liberdade, mais do que o pastor, de agir com motivos egoístas? Deve ele ser infiel aos princípios da obra missionária e vender só os livros que são mais baratos e mais fáceis de serem vendidos, negligenciando pôr diante do povo livros que darão mais luz, porque assim fazendo ganhará mais dinheiro para si mesmo? Como é aqui revelado o espírito missionário? Não cessou a colportagem de ser aquilo que deveria ser? Como é que nenhuma voz se levanta para corrigir este estado de coisas? Manual do Colportor, págs. 62 e 63.
Mas muitos são atraídos a colportagem para vender livros e quadros que não exprimem nossa fé e não proporcionam luz ao comprador. São induzidos a fazer isto porque as perspectivas financeiras são mais lisonjeiras do que as que lhes são oferecidas sendo pastores licenciados. Estas pessoas não estão obtendo nenhum preparo especial para o ministério evangélico. Não estão adquirindo a experiência que haveria de prepará-los para a obra. Não estão aprendendo a sentir a responsabilidade pelas almas e a obter diariamente um conhecimento da mais bem-sucedida maneira de ganhar o povo para a verdade. Estão perdendo tempo e oportunidades.
Freqüentemente estes homens se desviam das convicções do Espírito de Deus e recebem um cunho mundano de caráter, esquecendo quanto devem ao Senhor, que por ele deu a vida. Usam suas faculdades em seus próprios interesses egoístas e recusam trabalhar na vinha do Senhor. Manual do Colportor, págs. 55 e 56.

Nenhum comentário: