domingo, 27 de dezembro de 2009

Os 7 maiores enganos de Satanás

Os 7 maiores enganos de Satanás
Baseado no cap. 32 de O Grande Conflito


Por: Felippe de Amorim Ferreira



Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; I Pedro 5:8
INTRODUÇÃO
Estamos no meio do grande conflito e somos o foco desta guerra cósmica. Deus e Satanás lutam pelo domínio da mente humana e para arregimentar o maior número possível de pessoas para o seu respectivo lado.

Existe , porém, uma diferença básica entre os oponentes desta guerra. As táticas usadas por Deus sempre são honestas e respeitam a vontade do ser humano. Mas as artimanhas do inimigo de Deus, Satanás, são desonestas e impuras. Ele usa meias verdades e enganos para iludir os humanos e os fazerem afastarem-se de Deus.

O inimigo de Deus não se cança de trabalhar a, pelo menos, 6 mil anos para enganar o ser humano. Ele tem desenvolvido diversas táticas para iludir os seres humanos. Em seguida apresentaremos os 7 maiores enganos que o inimigo de Deus usa para tentar enganar a igreja de Deus nesta terra.

OS ENGANOS


1 - Pesquisar e conjecturar com relação àquilo que Deus não tornou conhecido.

Este é um engano que, infelizmente, tem sido muito usado por Satanás. Aliás, este foi o problema que levou Lúcifer a rebelar-se e a ser expulso do céu. Ele se revoltara porque não tinha acesso aos segredos de Deus e contaminou os anjos com falsas declarações a respeito do Criador. Na Bíblia, encontramos a seguinte declaração:

e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça. (II tessalonicenses 2:10-12)

É interesse de Satanás que percamos tempo discutindo, lendo e até brigando por coisas que Deus achou por bem não nos revelar. Na igreja tem se tornado cada vez mais comum ouvirmos pessoas falando a respeito de assuntos que não estão completamente revelados nas palavras inspiradas por Deus. Isso tem dividido muitas congregações Adventistas.

Assuntos como a trindade, a natureza do Espírito Santo dentre outros , estão dividindo a igreja. Embora Deus tenha revelado o suficiente para que saibamos que existe um Deus Triuno e que o Espírito Santo é Deus com todos os atributos de Deus, ainda existem algumas coisas que não entendemos completamente e o diabo tem usado isso como arma para tentar dividir a igreja verdadeira. Temos, porém, a certeza que Deus está guardando a sua igreja e que aqueles que estão sendo usados pelo inimigo serão sacudidos de dentro da igreja se não se arrependerem.
2 – Espiritismo
A doutrina espírita tem invadido cada vez mais o pensamento ocidental. A imortalidade da alma foi a primeira mentira dita nesta terra. Satanás através da serpente disse para Eva: “Certamente não morrereis.” (Gênesis 3:4). Esta filosofia aos poucos invadiu o mundo religioso e tem entrado com muita força no mundo cristão. Muitas das grandes denominações religiosas do cristianismo já defendem a imortalidade da alma.

A doutrina espírita dispensa a necessidade humana de um salvador, pois por si mesma a alma humana vai reencarnando até chegar ao ponto da perfeição. Quanto mais forte a doutrina espírita afeta a igreja cristã mais distante de Jesus estarão aqueles que assim acreditam.

Quando olhamos para o mundo secular percebemos mais claramente que o espiritismo está muito difundido no mundo. Quase todos os filmes produzidos pela industria cinematográfica tem algum elemento de espiritismo. Os desenhos animados a muito tempo deixaram de ser inocentes entretenimentos, hoje, servem como um dos maiores formadores de futuros espíritas, ao colocarem as crianças em contato com a doutrina da vida após a morte de uma forma bem “divertida”.

A bíblia é clara a respeito do estado dos mortos. Em Eclasiastes 9:5 está escrito:
Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento.
Este é apenas um dos diversos versículos que falam a respeito da mortalidade da alma. O ponto de vista bíblico, portanto, a verdade de Deus, é que todos aqueles que morrem estão em um estado semelhante a um sono profundo esperando o dia da ressurreição, “os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”(Jo. 5 29)
3 - A doutrina que nega a divindade de Cristo



Este é um dos mais perigosos e destrutivos enganos de Satanás. Infelizmente muitos irmãos adventista tem se deixado levar por esta crença que coloca em risco direto a salvação daqueles que negam ser Jesus Cristo o próprio Deus.

Os defensores desta doutrina afirmam estarem baseados na bíblia para assim acreditarem, mas na bíblia encontramos dezenas de passagens que afirmam ser Jesus o próprio Deus.

Em Tito 2: 11-14 lemos:

Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.
Em 2 Pedro 1:1 lemos:

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
Em Romanos 9:5 lemos:

de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.
Esses são apenas três, dentre tantas afirmações categóricas da palavra de Deus a respeito da plena divindade de Cristo, aliás podemos até incluir este assunto entre aqueles que são discutidos na igreja e se encaixam no primeiro grande engano que listamos neste texto. É preciso apenas esquecer um pouco a vaidade e se debruçar sobre a bíblia, ela nos fala toda a verdade sobre o assunto.

Aqueles que não consideram Jesus como Deus estão envolvidos em um engano mortal. A irmã White faz a seguinte declaração a respeito deles:

Se os homens rejeitam o testemunho das Escrituras inspiradas concernente à divindade de Cristo, é em vão argüir com eles sobre este ponto; pois nenhum argumento, por mais conclusivo, poderia convencê-los. "O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." I Cor. 2:14. Pessoa alguma que alimente este erro pode ter exato conceito do caráter ou missão de Cristo, nem do grande plano de Deus para a redenção do homem. (White, 1988. 524)

As pessoas que não crêem na divindade de Jesus estão com sua salvação comprometida, pois, “em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” (Atos 4:12)
4 - Satanás não existe como ser pessoal.
Quanto menos as pessoas refletem a respeito da existência de um adversário real, mais vulneráveis elas ficam aos seus ataques. É intuito de Satanás colocar na cabeça das pessaos que ele não existe, o inimigo tenta convencer “de que este nome é empregado nas Escrituras meramente para representar os maus pensamentos e desejos do homem.” (White, 1988. 524)

Mas não é assim que a escritura sagrada fala. A Bíblia relata que Satanás é um ser real com atributos de seres reais. Segundo a Bíblia Satanás fez batalha no céu (Ap. 12:7), nos persegue como um leão (I Pe. 5:8), é o tentador (Mateus 4), possui as pessoas (João 13:27). Todas essas características provam a existência do nosso adversário e devem nos deixar alertas quanto às suas artimanhas.
5 - A volta de Cristo é a sua vinda a cada indivíduo por ocasião da morte.
Satanás sabe que que não pode negar a volta de Jesus a esta terra como sendo parte das doutrinas bíblicas. Mas, como é seu costume, ele mistura verdade com mentira e difunde para a humanidade. Umas dessas verdades parciais é que a volta de Jesus se cumpre nas vida de cada indívíduo quando ele morre e que a aparição literal no céu não é uma verdade.

Este argumento satânico é parte dos enganos que acontecerão nos últimos tempos como já havia sido previsto em Mateus 24: 23-26:
Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que de antemão vo-lo tenho dito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
No mesmo capítulo é descrito como acontecerá a volta de Jesus. Em Mateus 24: 27 está escrito: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem.” E Apocalipse 1:7 completa :
Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
A volta de Jesus a este mundo acontecerá de forma visível a todas as pessoas da terra e não da forma como Satanás tenta incutir na mente das pessoas.
6 - A Oração não é essencial


Se o inimigo de Deus conseguir cristalizar este engano na mente das pessoas, ele terá conseguido um grande feito para o reino das trevas.


A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual. Nenhum outro meio de graça a pode substituir, e a saúde da alma ser conservada. A oração põe a alma em imediato contato com a Fonte da vida, e fortalece os nervos e músculos da vida religiosa. Negligenciai o exercício da oração, ou a ela vos dediqueis de quando em quando, com intermitências, segundo pareça conveniente, e perdereis vossa firmeza em Deus. (White, 2000. p. 250)


A Bíblia nos dá vários conselhos a respeito da oração: “Orai sem cessar” (I tess. 5:18), ou seja, orem em todos os momentos , mantendo o pensamento elevado a Deus. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41). Jesus nos dá o exemplo de como deve ser nossa vida de oração: “Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus” (Lucas 6:12). Deus deseja nos abençoar, Ele apenas espera que o peçamos em oração: “Faz parte do plano de Deus conceder-nos, em resposta à oração da fé, aquilo que Ele não outorgaria se o não pedíssemos assim.” (White, 1988. P. 525)

7 - Duvidar é bom

A dúvida é a grande características do mundo pós-moderno. Os teóricos do pós-modernismo

defendem o conceito de que não existe um centro unificador a que possamos chamar de “verdade”. Por isso, rejeitam as explicações unificadas e abrangentes, bem como toda descrição definitiva. O conhecimento dá lugar a interpretação. (LESSA, 2009)

O inimigo de Deus está se aproveitando da época em que vivemos para encher a cabeça dos crentes de dúvidas. Estas questões envolvem todas as áreas. Duvidam dos relatos da Bíblia, como por exemplo da criação. Alguns cristãos chegam a afirmar que o relato da criação é uma história alegórica e que cada dia da criação corresponde a uma era geológica. Outros crentes duvidam da concepção virginal de Cristo e estas são apenas algumas das dúvidas que o Diabo tem colocado na mente dos cristãos.

Não estamos defendendo que os cristãos devem anular sua capacidade de raciocínio, que por sinal foi dada por Deus. Mas devemos ter consciência que algumas coisas nunca serão completamente entendidas pela mente humana finita. A Bíblia fala da profundidade da mente de Deus e da finitude da nossa:

profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? (Rom. 11:33 e 34)


Algumas coisas a respeito de Deus nós temos que aceitar pela fé e esperar pela nossa ida para o céu, onde poderemos fazer as perguntas a Deus e teremos toda a eternidade para tentar entender.

Como nos livrar dos enganos de satanás?


Não poderíamos terminar este artigo sem falar do que devemos fazer para escapar das ciladas do inimo de Deus.

Somente a verdade pode fazer parte das nossas argumentações, precisamos ter a verdade dentro de nós. A verdade contudo, não é um grupo de idéias ou uma filosofia. A verdade é uma pessoa, a verdade é Jesus (Jo. 14:6) e ele mesmo disse que se nós buscássemos algo nós acharíamos (Jo. 7:7). Nós precisamos ter Jesus dentro de nossas mentes. Isso, porém, está além de uma experiência mística, Jesus habita em nós através da sua palavra em nossa mente, portanto precisamos estudar a palavra de Deus para que tenhamos a verdade ao nosso lado.

Outro ponto importante que precisamos considerar é que para nos livrar dos enganos de Satanás precisamos conhecer profundamente as doutrinas bíblicas.

Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo. (Jo. 7:16-17)

É possível que existam entre os cristãos aqueles que entendem de forma errada a Justificação pela Fé e despresam as doutrinas bíblicas. Conhecer cada uma das doutrinas bíblicas é de fundamental importância para cada cristão Adventista do 7º dia. Os pastores precisam diminuir as alegorias e histórias de entretenimento no púlpito e aumentar a frequencia de sermões bíblico-doutrinários. Dessa forma as igrejas estarão se prevenindo contra os enganos de Satanás.

A Oração é outra arma poderosa contra os enganos do inimigo das almas, pois “Ninguém, sem oração, se encontra livre de perigo durante um dia ou uma hora que seja.” (White, 1988. p.530). Como já foi dito, a oração é essencial para o cristão.

O livro de Tiago faz um resumo de como devemos nos comportar diante dos enganos de Satanás:

Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de espírito vacilante, purificai os corações. Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. (Tiago 4: 7-10)


Enquanto estivermos sujeitados e humilhados perante Deus estaremos seguros dos enganos de Satanás e envolvidos na maravilhosa luz da verdade de Deus.











BIBLIOGRAFIA



LESSA, Rubem S. In. Influências pós-modernistas. Revista Adventista. Ano 104. Casa Publicadora Brasileira. Tatuí – SP. 2009.

WHITE, Ellen G. O Grande Conflito. Casa Publicadora Brasileira. Tatuí – SP. 1988

WHITE, Ellen G. Mensagem aos Jovens. Casa Publicadora Brasileira. Tatuí – SP. 2000

7 comentários:

Unknown disse...

Felippe Parabéns..amei esse artigo! Que Deus continue te iluminando.. Abraço
Evellin

Marcos Souza disse...

Pois é, concordo com muitas palavras aqui expostas, porém discordo de muitas também. Afinal a palavra de Deus é uma só, mas as igrejas estão divididas e não só a IGREJA ADVENTISTA DO 7 DIA, a única perfeita capaz de conduzir a salvação. Até pq a salvação não vem de templos e nem de pessoas, mas pela graça que encontramos em Jesus, pelo que ELE fez por nós. Cuidado, precisamos ser cativos ao Senhor Jesus Cristo e não a religiões e igrejas. O homem é falho e passível de erros. A nossa cegueira está em acreditar no homem de tal forma que barreiras são construídas em relação a palavra de Deus. Uma das formas para que o Espírito Santo fale ao nosso coração chama-se REFLEXÃO. Todo pensamento humano fixo é passível de erros. O que devemos crer sem duvidar é na palavra de Deus!

Nelson Eloi disse...

Sou Adventista do Sétimo Dia a vinte anos e jamais disse prá alguém que é só pela igreja Adventista que seremos salvos. Elias disse: ...só eu fiquei...IRs.19:14 O Senhor disse: deixei ficar em Israel sete mil que não se dobraram a Baal (18). Naquele grande dia, muitos que não adoraram a besta virão de diversas religiões que levam o evangelho de Cristo a sério. Prefiro não julgar aqueles que servem fielmente ao Senhor Jesus, independente de sua religião.

Anônimo disse...

Certo... mas q explicação vc dá para :

- João 14:28 : ".... o pai é maior do que eu ."

- 1 João 5:5 : "Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?"

- 1 João 5:13 : "Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus."

- João 5:19 : "Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente."

- Marcos 13:32 : "Mas daquele dia ou daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão só o Pai."

- Mateus 3:17 :"Em seguida, uma voz dos céus disse: “Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado”.

- Lucas 23:34 : "E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes."

Algumas frases, dentre tantas outras ......

Anônimo disse...

...será que Jesus, sendo "Deus encarnado" estava falando com ele mesmo ??

Anônimo disse...

....se Jesus é "Deus encarnado"!, então quem é o PAI com o qual Jesus tanto fala, na Bíblia ??

Rodrigo Freitas disse...

Irmão que a paz de Cristo esteja contigo. Estude sobre a Trindade. Estude também sobre corpo, alma e espírito!

Que Deus te revele!