domingo, 7 de fevereiro de 2010

O VERDADEIRO SORRISO DA ALMA


O VERDADEIRO SORRISO DA ALMA

Vinícius Mendes de Oliveira

“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12: 1 e 2

O ser humano foi criado com o propósito de louvar a Deus. Tudo o que somos, tudo o que temos, todos os talentos com os quais nascemos ou mesmo aqueles que desenvolvemos só têm razão de ser se forem utilizados para a adoração ao Senhor.

O pecado, todavia, cumpre o propósito de desviar-nos de nossa finalidade primeira (adorar a Deus) já que nasceu no coração de Satanás, aquele que queria ser adorado no lugar de Jesus.

Valdeci Lima escreveu uma bela poesia a qual intitulou de O sorriso da Alma. Segundo ele, essa melodia foi escrita após perceber que a verdadeira gratidão a Deus é incapaz de ser comunicada plenamente pela limitada linguagem humana. Valdeci cita o exemplo de um bebê recém-nascido: a criança ainda não fala, no entanto recebe toda proteção, cuidado, carinho e alimentação de sua mãe. O bebê nessa fase sente-se grato a sua mãe por todos esses préstimos, mas não tem linguagem verbal para pronunciar um sonoro e sincero obrigado. O que ele faz então: do fundo do coração permite que seus lábios ligeiramente se abram, deixando desabrochar um belíssimo sorriso de agradecimento.

Valdeci diz que assim se expressa a verdadeira gratidão. Quando a linguagem é incapaz de exprimir o louvor, precisamos aprender a sorrir com a alma. Isso é louvar.

Refletindo sobre tudo o Deus fez por nós, em Cristo, percebemos nitidamente que por mais bela e rebuscada que possa ser a linguagem de alguém esta nunca será capaz de expressar a gratidão por tudo o que Deus tem feito por nós.

É por isso que existe o louvor: o sorriso da alma.

Mas o que é louvar? Seria cantar apenas? A verdade é que a música é um dos matizes artísticos do louvor. Entretanto existem formas diversas de louvar. Podemos louvar cantando, orando, pregando, trabalhando, comendo; enfim, de várias formas. Louvar é expressar a Deus nossa mais genuína gratidão. Louvar, segundo Paulo, é apresentar os nossos “corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”. O que seria isso? A resposta é simples: é permitir que a nossa mente seja plenamente dirigida por Deus de tal forma que nosso corpo possa realizar as obras que agradam a Deus.

O texto de Romanos 12: 1 e 2 diz que isso só é possível se não nos conformarmos com este século. Esta expressão do apóstolo remete ao significado de não termos a mesma forma das pessoas que vivem no tempo em que vivemos. Paulo nos convida a sermos diferentes.

O tempo em que vivemos chama-se Pós-modernidade. Esta é uma época em que tudo é relativo, os valores se inverteram e que não existem mais verdades absolutas. O resultado disso é o que temos visto no mundo: uma forte e crescente rejeição a Deus e Sua Palavra, sensualismo, materialismo, hedonismo, individualismo e muitos outros ismos.

As pessoas, portanto, que vivem de acordo com os padrões estabelecidos pela pós-modernidade não podem (porque não conseguem) adorar a Deus. Foram programadas para outro propósito, não para esse. A verdade é que isso é tudo o que Satanás queria. Obviamente, não existem limitadores para a obra do Espírito Santo. Logo, mesmo um relativista pós-moderno pode ser plenamente transformado por Deus. Mas o que quero destacar é o trabalho cultural do inimigo que, por meio sutis estratégias, quase que automatizou o homem contra Deus e Sua Palavra.

O que Deus espera então de um jovem adventista que nasceu neste tempo? O senhor espera que você não se conforme com este mundo (perceba o significado etimológico da palavra conforme: não tenha a forma de), seja diferente. Não imite os ícones pós-modernos. Não pense como eles, não fale como eles, não se vista como eles, não coma como eles, não vá aos lugares que eles vão; enfim, seja diferente. Deus sonha como uma juventude que não queira imitar jogadores de futebol, atores e atrizes ou modelos. O sonho de Deus é ver sua juventude imitando a Cristo. Como o Senhor anseia em ver jovens portando-se como os heróis bíblicos que estavam dispostos a dar a sua vida para ser diferentes do mundo e mais semelhantes a Jesus!

Sabe, tenho descoberto que o verdadeiro louvor pretende fazer Deus feliz (Is. 53:11). Jesus sente-se feliz quando vê Seus filhos tendo uma postura de gratidão por tudo aquilo que Ele fez. Não que isso habilite alguém para a salvação, porque esta é única e exclusivamente pela graça de Deus. Mas a atitude de louvar a Deus com a vida expressa uma genuína gratidão pela salvação em Cristo. Louvar a Deus é mais do que falar ou cantar; louvar a Deus é permitir a Ele ser o Senhor de nossa vida porque Ele nos salvou. É fazer o Senhor sentir que valeu a pena Seus sacrifício na vida de mais uma pessoa. Descobri que o verdadeiro louvor deve ser oferecido a Deus; é para Ele, não para nós. Por isso, devemos nos preocupar em apresentar a Ele aquilo que Ele gosta. Sabe, Deus gosta de boa música, de arte, de nossas habilidades e talentos, mas acima de tudo o que Ele mais aprecia é uma vida que renuncia este mundo e se rende totalmente a Ele. Sorrir com a alma, portanto, é pôr um sorriso nos lábios de Jesus.

Vinícius Mendes de Oliveira é professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio do IAENE, aluno do 5º período do SALT-IAENE e mestrando em Sociologia e Cultura na UFRB

Nenhum comentário: