sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pela fé Enoque ...


Pela fé Enoque ...
Felippe Amorim

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte; e não foi achado, porque Deus o trasladara; pois antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. (Hebreus 11: 5)


INTRODUÇÃO

            Quando criança, todos nós tentamos agradar nossos pais. As vezes  as motivações não são muito ortodoxas, tentamos agradar para ganhar um presente em uma data especial, tentamos agradar para podermos ir brincar no final do dia na rua. Por vezes nos esforçamos muito para agradar nossos pais somente para ganhar uma elogio na frente dos nossos irmãos.
            Essa preocupação de agradar é natural do ser humano em relação a todos quantos ele ama. É verdade que algumas vezes por mais que tentemos agradar, ganhamos palavras de reprovação a despeito do nosso esforço. Mesmo assim não desistimos de tentar agradá-los. A maior recompensa é sabermos que deixamos felizes àqueles que são objeto do nosso amor.
            Somos  filhos de Deus e como tal deveríamos nos preocupar em agradar nosso Pai. É certo que em relação a Deus, nada do que eu faça ou deixe de fazer fará com que Deus me ame mais ou menos, Ele já me ama com todo amor que Ele possui, uma amor infinito.
            Não agradamos a Deus para que ele nos ame mais, agradamos a Deus por  amá-Lo mais. Há uma grande diferença nisso.
            Foi exatamente isso que aconteceu na vida de Enoque. O texto de Hebeus 11: 5 relata que antes de ser trasladado ele agradou a Deus. Que privilégio ! Que honra ! Como deveríamos pensar a respeito desta declaração! Seria ideal que cada cristão recebesse essa mesma declaração de Deus:  João agradou a Deus (troque o nome João pelo seu).
            Nesta altura da reflexão precisamos nos perguntar: O que fez enoque para alcançar testemunho de que agradou a Deus? A seguir analisaremos relatos inspirados sobre a vida de Enoque para respondermos a esta importante pergunta.
Enoque andou com Deus
            O livro de Gênesis no capítulo 5: 22-24 resgistra as seguintes palavras a respeito de Enoque:
Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos;  Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.

            A primeira atitude de Enoque registrada pelas Escrituras Sagradas é que ele “andou com Deus”. Podemos, portanto, listar esta ação como a primeira de Enoque para alcançar testemunho de que agradou a Deus.
            Pode ser que passe por sua cabeça neste momento o seguinte pensamento: Era muito fácil para Enoque andar com Deus, pois o seu mundo era menos corrupto e depravado que o nosso. Não tinha as tentações que tem o nosso mundo, portanto, para ele era mais fácil ser cristão do que para nós.
            Esse pensamento não condiz com o que era a realidade do mundo do profeta trasladado. Quando Jesus quis comparar o mundo em que nós vivemos, ou seja, o mundo que antecederia a volta de Jesus, com alguma época, Ele comparou com o mundo ante-diluviano - Como aconteceu nos dias de Noé, assim também será nos dias do Filho do homem (Lc 17:26) . Sendo assim, a situação moral das pessoas do tempo de Enoque não facilitava, pelo contrário, dificultava a vivência dos preceitos divinos.
            A imoralidade sexual estava muito alastrada pois, “viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram”(Gen.6:1). A corrupção era muito comum entre os moradores contemporâneos de Enoque e o ateísmo, ou pelo menos o desprezo a Deus, era recorrente entre eles.
            Nós não vivemos em dias piores que o de Enoque. Não há desculpa para nenhum cristão viver uma vida frouxa moralmente, pois em dias de corrupção e imoralidade “andou Enoque com Deus”.
            É necessário perguntarmos como era esse andar de Enoque com Deus. Seria um andar literal ou uma metáfora? O livro Caminho a Cristo nos ajuda a compreender este assunto:

Orai em vosso aposento particular; e enquanto seguis vossos afazeres diários, elevai muitas vezes o coração a Deus. Era assim que Enoque andava com Deus. Essas orações silenciosas sobem para o trono da graça qual precioso incenso. Satanás não pode vencer aquele cujo coração deste modo se firma em Deus. (White, C. C. 2007 p. 89 – grifo suprido)

            O andar do profeta com Deus se dava através da oração ininterrupta. Esse é um exemplo no qual nós devemos meditar sempre. Quanto tempo nós temos gastado (ou investido) em oração? É importante que tenhamos momentos reservados para nossa oração pessoal nos quais abriremos nosso coração e contaremos ao nosso criador sobre nossas angústias, alegrias e problemas. Mas estes não devem ser os únicos momentos nos quais oramos a Deus. Orai sem cessar(1 tess. 5:17), esta é a recomendação da Bíblia. Orar enquanto trabalha, enquanto se recreia, enquanto se exercita, ou seja, precisamos estar em constante contato com nosso Pai. Dessa forma “Satanás não pode nos vencer”.
            Com o que temos gastado nosso tempo? Infelizmente, muitos cristão tem desperdiçado seu tempo gastando-o mais com televisão, filmes e outras diversões que nos afastam da comunhão com Deus do que com a Bíblia e a oração. Quão bom seria se assim como retiramos o dízimo do nosso dinheiro, também retirássemos o dízimo do nosso tempo para Deus. Cerca de 2 horas diárias de comunhão íntima com o Criador fariam grande diferença em nossa vida cotidiana, nos fariam muito mais fortes contra o inimigo.
            Esse era o andar de Enoque com Deus e deve ser o nosso também. Dessa forma daremos o primeiro passo para alcançarmos o testemunho de que agradamos  a Deus.


Pregação do Evangelho

            Em Judas versículos 14 e 15 encontramos outra declaração a respeito de Enoque que nos ajudará a montar o “quebra-cabeça” de uma vida que agrada a Deus:

Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram.

            Um segundo aspecto da vida do profeta que podemos destacar é a sua prática da pregação do evangelho. Enoque foi um anunciador da segunda vinda de Cristo, para ele foi revelado todo o plano da redenção e sua vida foi pautada pela esperança na segunda vinda de Cristo.

Por meio de santos anjos Deus revelou a Enoque Seu propósito de destruir o mundo por um dilúvio, e também lhe revelou amplamente o plano da redenção. Pelo Espírito de Profecia levou-o através das gerações que viveriam após o dilúvio, e mostrou-lhe os grandes acontecimentos ligados à segunda vinda de Cristo e ao fim do mundo. (White. Patriarcas e Profetas, p. 85)

            Que privilégio deste homem! Receber dos anjos a revelação do glorioso futuro que aguardava todos aqueles que se mantivessem fiéis ao Deus da misericórdia. Ao conhecer todos estes fatos, ele não guardou para si o conhecimento. Anunciou ao mundo.
Se queremos tal qual Enoque agradar a Deus, precisamos levar uma vida de testemunho da segunda vinda de Jesus e de todas as outras verdades do evangelho.
            Porém, alguém pode pregar aquilo que não conhece? O que acontece com um pessoa que se propõe a falar daquilo que lhe é extranho? Acaba falando o que não devia. Portanto, para podermos seguir o exemplo de Enoque temos que fazer um parte indispensável: o estudo da Palavra de Deus. O próprio Jesus falou a respeito disso quando disse, “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;”(Jo. 5: 39)
            Não existe cristianismo se não conhecermos a Cristo, e não tem método mais eficaz para isso que o estudo da Bíblia. Quanto tempo temos dedicado ao exame da palavra? Não me refiro ao Salmo lido de forma mecânica todos os dias. A Bíblia possui outros livros. As profecias devem ser estudadas. Doutrinas fundamentais como a doutrina do Santuário estão à disposição do crente, mas para conhecê-las é preciso se aprofundar no estudo bíblico. Precisamos deixar a leitura superficial e cavar fundo as escrituras.

Porque, devendo já ser mestres em razão do tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. (Hebreus 5:12)

            Há cristãos que estão na igreja a muito tempo e deveriam conhecer muito da Bíblia, mas pouco sabem a respeito das razões de sua fé. Se quisermos agradar nosso salvador tal qual Enoque, precisamos conhecer Sua palavra e pregá-la a todo o mundo em nossa geração.


Perseverança

            Já havaliamos dois aspectos importantes da vida do profeta Enoque e começamos a descobrir porque o livro de Hebreus afirma que ele agradou a Deus.
            Existe, contudo, mais um ponto que devemos analisar. Para isso meditaremos na seguinte citação:

Durante trezentos anos Enoque estivera procurando pureza de alma, para que pudesse estar em harmonia com o Céu. Durante três séculos andara com Deus. Dia após dia, almejara uma união mais íntima; cada vez mais estreita se tornara a comunhão até que Deus o tomou para Si. Estivera no limiar do mundo eterno, havendo apenas um passo entre ele e o país da bem-aventurança; e, agora, abriram-se os portais; o andar com Deus durante tanto tempo praticado em terra continuou, e ele passou pelas portas da santa cidade - o primeiro dentre os homens a entrar ali. (White. Patriarcas e Profetas, p. 52)

            Essa passagem nos revela uma característica espetacular do profeta analisado. Uma vida de perseverança. Enoque viveu uma vida piedosa e pregou sobre a vinda de Jesus por mais de trezentos anos.
            Muitos dos Cristãos Adventistas tem desanimado do cristianismo por estarem pregando a dez, quinze, trinta, cinquenta anos a respeito da volta de Jesus e Ele ainda não voltou. O movimento Adventista prega esta mensagem a pouco mais de 150 anos e alguns querem desanimar por isso. Mas Enoque pregou durante mais de trezentos anos a mesma mensagem sem desanimar.
            Esta é a terceira característica que precisamos aplicar em nossa vida se queremos agradar a nosso Deus. Perseverança na fé. Não podemos desanimar, pois foi o próprio Deus que nos prometeu: “Certamente cedo venho” (Ap. 22:20). Não podemos desanimar nunca. A perseverança será recompensada ricamente pelo Senhor dos Exércitos.
            Andar com Deus, conhecer e pregar o evangelho e perseverar na fé, eis a fórmula para recebermos de Deus a mesma declaração que Enoque recebeu em Hebreus 11:5.

O final de Enoque

Seria incompleto se terminássemos esta reflexão sem tocarmos na recompensa que o profeta recebeu. Pois aquilo que aconteceu com ele, sonhamos que aconteça conosco.

Mas, como Enoque, o povo de Deus procurará pureza de coração, e conformidade com Sua vontade, até que reflitam a semelhança de Cristo. Como Enoque, advertirão o mundo da segunda vinda do Senhor, e dos juízos que cairão sobre os transgressores; e pela sua santa conversação e exemplo condenarão os pecados dos ímpios. Assim como Enoque foi trasladado para o Céu antes da destruição do mundo pela água, assim os justos vivos serão trasladados da Terra antes da destruição desta pelo fogo. (White. Patriarcas e Profetas, p. 89)

            Existe um paralelo entre a nossa vida e a de Enoque. Assim como ele andou com Deus em oração, nós também precisamos ter um contato íntimo com nosso Pai do céu. Assim como o profeta conhecia e pregava a respeito do Evangelho, nós também precisamos conhecer e pregar a Palavra de Deus. Assim como Enoque perseverou na fé, nós também precisamos perseverar na fé.
            Porém o mais bonito paralelo entre Enoque e nós é que como ele foi trasladado para o céu antes da destruição da terra po água, um dia se formos fiéis até a morte também seremos trasladados desta terra para nos encontrarmos com o primeiro trasladado da história, Enoque. O maior encontro, porém, será com o Deus de Enoque, com o nosso Senhor Jesus Cristo, pelos méritos do qual estaremos naquele lindo lugar. Ele estará de braços abertos esperando para nos dar o abraço da vitória e da eternidade.




BIBLIOGRAFIA

WHITE. Ellen G. Caminho a Cristo. Casa Publicadora Brasileira. Tatuí – SP, 2007.
WHITE. Ellen G. Patriarcas e Profetas. Casa Publicadora Brasileira. Tatuí – SP, 2007.


Um comentário:

Vitor Willyan disse...

Professor,
Vejo que não desistiu do blog, meus parabéns. O Sr. está fazendo um ótimo trabalho; só achei difícil achar o e-mail para contato no blog. Quando eu tiver mais tempo prometo planejar um outro modelo para o blog. Mande-me seu e-mail, por favor.

Seu ex-aluno, Vitor Willyan.