segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Sábado: Santo ao Senhor


O Reavivamento e a Reforma da igreja passam pela reforma da observância do Sábado
Felippe Amorim



Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse. (Isa. 58:13,14)

Introdução



Desde a última reunião da Conferência Geral, “Reavivamento e Reforma” tem sido a ênfase da igreja. Neste e nos próximos anos todos unidos devemos trabalhar e orar em busca desse objetivo. Essas duas palavras são simples, mas têm uma extrema importância para a época em que vivemos. A Bíblia nos apresenta alguns exemplos de movimentos de Reavivamento e Reforma nos quais podemos nos inspirar para que possamos viver esta experiência em nossos dias.

O livro do profeta Isaías no capítulo 58:5-12 descreve uma reforma que aconteceu na época do profeta. Dentre os pontos da reforma proposta por Isaías está a verdadeira observância do sábado.

A restauração da observância autêntica do sábado faz parte da reforma que a igreja espera sofrer nesses tempos. É importante compreendermos que esta sequência “reavivamento e reforma” deve ser respeitada. Primeiro deve vir um verdadeiro reavivamento. Um reaquecimento da comunhão com Deus é o ponto de partida. Qualquer tentativa de colocar a reforma na frente do reavivamento gerará legalismo, algo muito prejudicial para a igreja.

Compreendendo que a verdadeira guarda do sábado é derivada de uma vida de comunhão com Deus, podemos estudar a mensagem que o profeta Isaías nos passa sobre o santo dia do Senhor.

É interessante como o profeta organizou esta parte de seu livro. Duas palavras nos ajudam a entender. Existe um “SE” e um “ENTÃO”, ou seja, há condições colocadas por Deus em relação ao sábado e consequências que decorrem da obediência a estas condições.


Só se profana algo que é sagrado



“Se desviares o pé de profanar o sábado”. Esta frase nos transmite uma importante mensagem. Só se profana algo que é sagrado. Em outras palavras, o tempo do sábado é um tempo sagrado.

É importante identificarmos quando começaram a existir estas horas sagradas. Em Gênesis 2:1-3 lemos: “Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. Eis as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus”.

A origem do sábado como dia sagrado remonta à criação, aliás, o sábado é o memorial da criação. Esse fato nos ajuda a contra argumentarmos àqueles que dizem que o sábado foi estabelecidos especificamente para os Judeus. A questão é que no último dia da criação ainda não existia nenhuma nação, apenas Adão e Eva. O sábado foi estabelecido para toda a humanidade.

Além disso, o verso de Gênesis nos diz quem nomeou de santo o sétimo dia. “Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou”. Seria no mínimo presunção querer dessacralizar algo que o próprio Deus tornou sagrado.

Ao Deus criar o sábado para a humanidade, Ele estabeleceu propósitos para este dia. O primeiro, encontramos em Ezequiel 20: 12, 20: “Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica[...] E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus”. Um dos propósitos do sábado é servir de sinal entre o povo de Deus e aqueles que não se submetem ao Senhor. É como se fosse um “crachá de identificação”. Podemos identificar aqueles que pertencem a Deus pela sua submissão à vontade de Deus quanto ao dia que Ele nos pediu que santificássemos.

“Quem quer que obedeça ao quarto mandamento, verificará que está traçada uma linha divisória entre ele e o mundo. O sábado é uma prova, não uma exigência humana, mas a prova de Deus. É aquilo que distinguirá os que servem a Deus dos que não O servem; e em torno deste ponto sobrevirá o derradeiro e grande conflito da luta entre a verdade e o erro”. (Testemunhos Seletos. V. 2, 180)

A citação acima deve ser cuidadosamente observada. Primeiro ela corrobora o texto de Ezequiel 20:12. Além disso, nos esclarece que o grande motivo da perseguição que o povo de Deus sofrerá no final dos tempos, não será pela água ou pela comida, mas pela guarda do verdadeiro sábado.

Outro propósito do sábado é que ele funciona como prova de lealdade a Deus. “Alguns argumentarão que o Senhor não é tão exigente em Seus preceitos; que não é seu dever guardar o sábado estritamente com tão grande prejuízo, ou se colocarem em conflito com as leis da Terra. É, porém , justamente aí o ponto em que sobrevirá a prova, a ver se honraremos a lei de Deus acima das exigências dos homens. Isto é o que fará distinção entre os que honram a Deus e os que O desonram. É nisto que devemos provar nossa lealdade. A história do trato de Deus com Seu povo em todos os séculos, mostra que Ele exige exata obediência”( Testemunhos Seletos. V. 2, 183).


Como se profana o Sábado?



Quando falamos sobre a observância do sábado, sempre surgem perguntas de cunho prático. O que posso fazer no sábado? O que não posso fazer no sábado? Preparar uma lista de regras sobre como proceder durante o sábado é extremamente arriscado. Corremos sério risco de cair no pecado do legalismo como aconteceu com os fariseus no tempo de Cristo que tinham centenas de regras sobre o sábado.

Contudo, a Bíblia nos apresenta princípios que devem nortear nossas ações sabáticas. O texto que estamos analisando primariamente nos mostra como profanamos o Dia do Senhor: “cuidando dos próprios interesses, seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade” (Isa. 58:13). A essência do pecado é o egoísmo. No que se refere aos “atos sabáticos inadequados”, nos é útil analisá-los a partir do principio bíblico. Quando agimos a partir dos nossos desejos egoístas, certamente estaremos pecando, seja no sábado ou em qualquer outro dia da semana. Mas se queremos um critério para as nossas ações no sábado, devemos nos perguntar: Isto que estou fazendo é para satisfazer os meus desejos egoístas? A partir da resposta, avaliaremos se aquela ação é adequada ou não para as horas sabáticas.

O texto ainda nos apresenta outro princípio para nosso comportamento no Dia do Senhor: “não falando palavras vãs”. No sábado não devemos tratar dos nossos negócios, ou mesmo planejar o trabalho da semana. Certamente o texto de Isaías não está tratando apenas de palavrões, piadas do duplo sentido ou qualquer outra coisa desta espécie, pois estas devem estar longe do vocabulário de um cristão em qualquer dia da semana. Palavras vãs são aquelas que estão fora do contexto espiritual que deve permear o sábado.

O sábado proporciona ao homem a oportunidade de dominar o egoísmo e cultivar o hábito de fazer o que agrada a Deus, pois este deve ser o propósito do cristão: “e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista”. (1 João 3:22).

O texto do quarto mandamento é outra passagem importante para compreendermos qual a vontade de Deus para o Seu santo dia. Em Êxodo 20: 8-11, lemos: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou”.

Neste texto encontramos todos os elementos para que compreendamos a origem, o propósito e as ações do sábado. Neste momento, porém, nosso foco está no que não fazer, então destacaremos este aspecto. As horas do sábado não são próprias para o trabalho, para este Deus reservou seis dias como Ele deixou explícito no mandamento. Nem nós devemos trabalhar, nem aqueles que são nossos funcionários. Aqueles que trabalham em nossa empresa ou mesmo em nossa casa, devem ser dispensados do trabalho no sábado, mesmo que eles não o observem, pois o mandamento é claro: “nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas”.

Como se santifica o sábado?



A santificação do sábado começa com o dia da preparação. Na Bíblia encontramos um texto que nos apresenta o princípio a respeito da preparação para o sábado. Em Êxodo 16:21-25 encontramos o relato do maná com o qual Deus sustentou o povo durante a peregrinação pelo deserto: “Colhiam-no, pois, pela manhã, cada um conforme o que podia comer; porque, vindo o calor do sol, se derretia. Mas ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; pelo que todos os principais da congregação vieram, e contaram-no a Moisés. E ele lhes disse: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, sábado santo ao Senhor; o que quiserdes assar ao forno, assai-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde-o de lado para vós, guardando-o para amanhã. Guardaram-no, pois, até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal, nem houve nele bicho algum. Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo”.

Através do exemplo do maná, Deus nos deixou a lição de que devemos nos preparar para o sábado de tal forma que nossos afazeres corriqueiros não nos atrapalhem na adoração do dia santificado pelo Senhor.

“O dia anterior ao sábado deve ser feito dia de preparação, para que tudo esteja pronto para suas horas sagradas. "O que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água." "Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor." Êxo. 16:23[...]Muitos adiam negligentemente até ao começo do sábado pequeninas coisas que deviam ter sido feitas no dia de preparação. Isto não se deve fazer. Todo trabalho negligenciado até ao começo do sábado deve ficar por fazer até que ele haja passado” (Testemunhos Seletos. V.2, 184,185).

Voltemos ao texto de Isaías. Há nele outra frase que nos indica como santificar o sábado. “Se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor” (Isa 58:13). A mera formalidade da observância do sábado é de pouco proveito. Sentir prazer nas horas sabáticas faz parte da adoração. Para Deus só é válida uma obediência que seja feliz, por amor.



Ainda de acordo com Isaías 58:13,por contraste aprendemos que santificamos o sábado quando cuidamos dos interesses de Deus, seguimos os caminhos de Deus, fazendo a vontade de Deus, falando as palavras de Deus.

Uma chave para que possamos identificar o que podemos fazer no sábado também está no nosso texto primário. O texto diz: “digno de honra e o honrares”. Uma pergunta pode nos servir de chave para identificarmos o que é correto ou não para fazermos no dia do Senhor: “É para honra de Deus?” Toda vez que a resposta for positiva, a ação é adequada para as horas sabáticas.



Promessas para os Fiéis



A Bíblia está repleta de promessas para Seus filhos. Não é diferente em relação aos guardadores do sábado. Isaías 58:14 começa com a palavra “então”. Todas as promessas feitas neste texto são consequências para os que cumpriram o “se” do verso 13.

A primeira promessa é: “te deleitarás no Senhor”. As pessoas descobrirão a felicidade de servir ao Senhor quando se submeterem à vontade de Deus em relação ao sábado. Ninguém pode falar que ama a Deus e se deleita Nele, se se recusa a cumprir aquilo que Ele quer.

Outra promessa é que os fiéis iriam cavalgar sobre os altos da terra. Há uma relação entre esta promessa e as palavras de Jesus: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mat. 6:33). Deus cuidará da carreira profissional, do sucesso profissional daqueles que forem fiéis ao quarto mandamento. A preocupação de muitas pessoas é que não conseguirão crescer em suas profissões se guardarem o sábado. Por isso Deus preocupou-se em deixar esta promessa para que confiemos Nele.

As promessas ainda não acabaram. Deus diz: “te sustentarei com a Herança de Jacó”. Interessante, há muitos personagens ricos na Bíblia. Por que Jacó foi escolhido para compor esta promessa? Qual é a herança de Jacó?

Na história de Jacó podemos perceber que ele tinha uma atração especial pela primogenitura. Na cultura de sua época, o primogênito recebia mais que herança financeira, recebia a bênção, a herança espiritual. Na vida de Jacó podemos constatar que ele escolheu a herança espiritual e Deus acrescentou a herança material. Assim acontecerá com os guardadores do sábado. Todos os que escolherem a parte espiritual, terão o cuidado de Deus em sua vida financeira. “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão (Sal. 37:25). Deus cuidará de todos os seus fiéis. Como posso ter certeza disso? A última parte do versículo nos diz: “A BOCA DO SENHOR O DISSE”. As promessas de Deus nunca falharam e o cuidado Dele para com os seus fiéis tem se cumprido na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. Suas promessas são infalíveis.

Muitas pessoas têm experimentado as bênçãos de guardar o sábado e desfrutado do cuidado de Deus. Cada um de nós é convidado todos os dias a estar sob a proteção e o cuidado de Deus. Submeta-se a Ele e desfrute. 

Um comentário:

CARNEIRO disse...

O Reavivamento e a Reforma da igreja passam pela reforma da observância do Sábado.
O VERDADEIRO REAVIVAMENTO É QUANDO EXISTE A ENTREGA TOTAL AO ESPÍRITO SANTO E A VERDADEIRA REFORMA É QUANDO É FEITO A ENTREGA TOTAL AO SENHOR JESUS, SEM UM DOS DOIS NÃO TEM COMO ALCANÇAR ESTES PILARES DA VIDA CRISTÃ, CONTUDO QUANDO É DIRECIONADO A UM DIA DA SEMANA COMO FOI FEITO PELO AMIGO FOI TOTALMENTE EXCLUÍDO O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO E DO SENHOR JESUS. A QUESTÃO MAIOR É QUE TUDO É DIRECIONADO A SOBERANA ELLEN WHITE E TENTAM HARMONIZAR A PALAVRA DE DEUS COM OS ESCRITOS DELA. carneiro.eurias@gmail.com / http://abibliafontedeverdade.blogspot.com/