quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Aplica-te à Leitura




até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino. (I Tm 4:13)

“Uma mente que se abre para novas ideias nunca mais retorna para o tamanho original” (Albert Einstein). A frase anterior nos passa uma mensagem importante. Nós seríamos muito beneficiados se constantemente entrássemos em contato com novas ideias.

Podemos usar diversos meios para termos acesso às novas ideias, mas, sem dúvida, a prática da leitura é um dos meios mais eficazes. Desenvolver o hábito da leitura é uma recomendação dos educadores para todos os seres humanos que querem se desenvolver intelectualmente.

Um Conselho Divino



Deus, o criador dos seres humanos, tem a total noção do quanto a leitura é benéfica para as pessoas. Ao inspirar Paulo quando este escrevia a Timóteo, Deus tocou neste assunto.

Na primeira carta que escreveu a Timóteo, no capítulo 4: 6 a 16, Paulo apresenta diversos conselhos a um jovem pastor. Mais especificamente, a partir do versículo 12 são apresentadas mensagens à mocidade.

“Não despreze a tua mocidade” é o conselho geral e depois Paulo detalha como o jovem pode não desprezar sua mocidade. Um dos conselhos é “aplica-te à leitura”. É verdade que Paulo estava se referindo especificamente à leitura do Antigo Testamento e essa, sem dúvida, é a mais importante de todas as leituras, em nosso contexto, a leitura das Escrituras Sagradas. No entanto, o conselho do apóstolo pode ser aplicado a um contexto mais amplo.


Um conselho Específico



Todos os cristãos deveriam ser pessoas que tem intimidade com a leitura, afinal, eles têm sua religião baseada em um livro. Muitas pessoas até desenvolveram um hábito de leitura, mas não o aplicaram ao principal livro: a Bíblia.

Ellen White tem alguns conselhos que demonstram a importância de fazer das Sagradas Escrituras a sua principal leitura.

“A Bíblia é o melhor livro do mundo para comunicar cultura intelectual. Seu estudo ativa a mente, robustece a memória e aguça o intelecto mais do que o estudo de quantas matérias abrange a filosofia humana. Os grandes temas que ela apresenta, a digna simplicidade com que esses temas são tratados, a luz derramada sobre os grandes problemas da vida, comunicam força e vigor ao entendimento”. (Obreiros Evangélicos, 100)

Além dos benefícios espirituais, a leitura da Bíblia traz benefícios para o cotidiano prático. A capacidade intelectual do cristão é desenvolvida proporcionalmente ao seu contato com as palavras que foram inspiradas pela mente onisciente.

Deus continua nos aconselhando através de sua mensageira a respeito dos hábitos de leitura: “Quisera dizer aos jovens: Sede cuidadosos quanto à leitura. Enquanto a mente for dirigida na direção errada por leituras impróprias, impossível vos será tornar a verdade de Deus constante objeto de meditação. Se já houve tempo em que o conhecimento das Escrituras fosse mais importante que em qualquer outro, esse tempo é o atual. Apelo aos jovens e idosos: Tornai a Bíblia vosso guia. Aí encontrareis a verdadeira norma de caráter. (Signs of the Times, 19 de maio de 1887).

Não basta lermos, precisamos selecionar com muito critério aquilo que leremos. Há muita literatura no mercado que se propõe a ser cristã, mas está recheada de conceitos que se opõem ao que a Bíblia apresenta, como o espiritismo por exemplo.

Voltamos a reforçar que nossa principal leitura deve ser as Escrituras Sagradas e é ela quem deve nos instruir a respeito das nossas outras leituras. O próprio Paulo estabeleceu um princípio: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”(Fp 4:8). Ellen White acrescenta: “A Bíblia é nosso guia na segura vereda que leva à vida eterna. Deus inspirou homens para escrever aquilo que nos apresente a verdade, que seja atraente e que, posto em prática, habilitará o recebedor a obter uma força moral igual à das mentes mais altamente educadas. Ampliar-se-á a mente de todos os que fazem da Palavra de Deus o seu estudo. Muito mais do que qualquer outro estudo, sua influência é de molde a aumentar o poder de compreensão e dotar cada faculdade de novo poder. Leva a mente em contato com amplos, enobrecedores princípios da verdade. Traz todo o Céu em íntimo contato com espíritos humanos, comunicando sabedoria e conhecimento e entendimento”. (Mente Caráter e Personalidade. Vl 1, 98). A Palavra de Deus deve ser nosso crivo para a escolha de nossas leituras.

Ampliando o conselho


Se parássemos a discussão do assunto neste ponto estaríamos desprezando outros aspectos importantes do assunto. O cristão não deve restringir-se à leitura da Bíblia.

O Profeta Daniel e seus três amigos são um bom exemplo de pessoas que tinham um profundo conhecimento bíblico, mas não pararam aí. A Bíblia diz que eles estavam classificados entre os “jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e que tivessem capacidade para assistirem no palácio do rei; e que lhes ensinasse as letras e a língua dos caldeus”(Dn 1:4). Mas não somente isso, a Bíblia continua os descrevendo assim: “e em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino” (Daniel 1:20). Estes jovens hebreus se dedicaram também ao estudo de outros temas além dos bíblicos. Assim como os jovens hebreus cativos na Babilônia, devemos nos dedicar aos estudos da ciência, filosofia e outros assuntos que ampliarão nosso conhecimento geral.

É verdade que a vida moderna é muito cheia de compromissos, mas se nos organizarmos e aproveitarmos os pequenos momentos de folga conseguiremos ler muito mais.

Ellen White aconselha: “do justo emprego do tempo depende nosso êxito no conhecimento e cultura mental. A cultura do intelecto não precisa ser tolhida por pobreza, origem humilde ou circunstâncias desfavoráveis, contanto que se aproveitem os momentos. Alguns momentos aqui e outros ali, que poderiam ser dissipados em conversas inúteis; as horas matutinas tantas vezes desperdiçadas no leito; o tempo gasto em viagens de bonde ou trem; ou em espera na estação; os minutos de espera pelas refeições, de espera pelos que são impontuais - se se tivesse um livro à mão, e estes retalhos de tempo fossem empregados estudando, lendo ou meditando, que não poderia ser conseguido! O propósito resoluto, a aplicação persistente e cautelosa economia de tempo, habilitarão os homens para adquirirem conhecimento e disciplina mental que os qualificarão para quase qualquer posição de influência e utilidade”. (Parábolas de Jesus, 344)

O cristão deve ser um exemplo de pessoa aplicada à leitura e aos estudos. Deus promete que nos ajudará a desenvolvermos a nossa capacidade intelectual. Mas Deus não fará por nós aquilo que nós podemos fazer. A nós cabe a tarefa de aceitarmos o conselho de Paulo, aplicarmo-nos à leitura, e Deus fará a parte dele nos aumentando a capacidade mental. Escolhamos bem aquilo que leremos e nos dediquemos cada vez mais a esta prática tão benéfica.



Nenhum comentário: