terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


Alívio na angústia

Felippe Amorim



A Bíblia é um livro espetacular. Nela encontramos mensagens para a maioria das ocasiões pelas quais passamos. Há mensagens para quem está alegre, para quem sente dor física ou emocional, para quem está em pecado ou em desespero.

Também encontramos mensagens para quem está aflito por causa de problemas. Uma das mais maravilhosas é esta: “Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece” (Sal 55:22)[1].



Os problemas recaem sobre todos


            Há uma riqueza de mensagens neste pequeno verso bíblico. A primeira que encontramos é que neste mundo sempre enfrentaremos problemas. Mesmo estando ligados a Cristo não nos imunizaremos contra as dificuldades. Justos e injustos sofrem neste planeta como consequência do pecado que habita aqui.

      O próprio Cristo nos advertiu: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” [2]. Por isso, não devemos nos revoltar contra Deus por passarmos por problemas, eles não são enviados por Ele, são resultado do pecado que nossos primeiros pais escolheram e, algumas vezes, de nossas próprias escolhas. A consciência de que os problemas virão nos ajudará a enfrentá-los. Portanto, quando as dificuldades chegarem devemos correr para Deus e não para longe dEle.

Na Bíblia temos um exemplo claro de como as situações difíceis atingem até os mais fiéis seguidores de Cristo.  A descrição que a Bíblia faz de Jó é impressionante. Ele era “integro e reto, temente a Deus e se desviava do mal” (Jó 1:1) [3]. Mesmo diante de tal conduta e comunhão ele é o exemplo de um justo que passou por muitas aflições, porém sem abandonar sua fé em Deus.

Se traduzíssemos literalmente a expressão do Salmo 55:22 “entrega os seus problemas”, teríamos a seguinte frase: “joga as tuas cargas”. Talvez esta seja a melhor expressão para a vida de muitos cristãos hoje. Vivem curvados sob cargas pesadas demais que os impedem de prosseguir. O convite de Deus é: Jogue sobre mim, meu filho, suas cargas!


Entregar a quem pode suportar


            A psicologia moderna e os livros de autoajuda dão muitas sugestões de como uma pessoa pode se livrar dos seus problemas, mas nenhuma delas é realmente eficaz. Podemos contar nossas dificuldades para nossos irmãos ou mesmo em um consultório, mas somente Deus pode receber nossos problemas de uma forma que alivie o peso em nós.

Nunca deveríamos esquecer-nos do convite divino: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.[4]” (Mt. 11:28)

            O convite inspirado é para que entreguemos nossas cargas ao Senhor. A palavra “SENHOR” usada na passagem originadora deste texto é a tradução da palavra hebraica Adon que tem como correspondente grega a palavra Kyrios. Elas são o “título de Deus como dono de tudo o que existe, especialmente daqueles que são seus servos ou escravos” [5].

            Analisando por este ângulo conseguimos ver Deus como soberano e cuidador dos seus servos. Ele nos conhece, vê nosso sofrimento e angústia e como dono de tudo tem autoridade e poder para intervir. Por isso que o salmista nos convida à entrega total, porque vamos nos entregar àquele que nos criou e por isso nos conhece profundamente e está muito interessado em nos ajudar.



 Promessas aos que se entregam


            A primeira promessa do salmo 55:22 para quem entregar os problemas nas mãos de Deus é: “Ele o ajudará”. Está difícil levar os fardos? Estão pesando sobre seus ombros? A promessa divina é: O Deus onipotente ajudará. Que promessa maravilhosa!

                 Além disso, o salmista completa: “Ele nunca deixará que fracasse”. Esta é uma afirmação que não deixa margem para dúvida. O mesmo Davi afirmou algo parecido em outro salmo: “Fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um homem bom abandonado por Deus e nunca vi os seus filhos mendigando comida” [6] (Sal. 37:25). Há vitória garantida para os que se entregam sem reservas nas mãos de Deus.

                 Com estas promessas cumpridas em nossa vida conseguiremos falar como Ellen White: “Sinto-me tão alegre de que podemos ir a Deus em fé e humildade, e fazer-Lhe súplicas até que nossa alma seja posta em tão íntima relação com Jesus, que podemos depositar nossos fardos a Seus pés, dizendo: "Eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." II Tim. 1:12” (Medical Ministry, pág. 203).


A condição

            Essas promessas foram feitas para um grupo específico de pessoas. O salmista diz que receberá a ajuda de Deus “a pessoa que lhe obedece”. Obediência aqui tem o sentido de acatar ordem ou orientação. O profeta Jeremias nos ajuda a compreender o que isso significa: “Gostemos ou não dessas ordens, nós obedeceremos ao Senhor, nosso Deus, com quem você vai falar em nosso favor. Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem para nós” [7] (Jr 42.6). É este tipo de cristão que pode reclamar a ajuda de Deus. Alguém que mesmo contra os seus gostos pessoais está disposto a obedecer às ordens dEle.

            No início mencionei a história de Jó e gostaria de retornar a ela agora. Por que ele é um bom exemplo de como o Salmo 55:22 pode se aplicar à vida de um fiel. Ele não desistiu da carreira cristã por causa dos problemas. Não blasfemou contra Deus, pelo contrário, cada vez mais estreitou os seus laços de comunhão com o Pai. O resultado foi que ele recebeu tudo o que havia perdido em dobro e um dia até os filhos terá em dobro, pois certamente os receberá de volta na ressureição dos justos.

                 Porém a maior vitória de Jó não foram os bens que ele recebeu de volta em dobro. A maior vitória de Jó ele descreveu assim: “antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos” [8] (Jó 42:5). Enquanto passava pela aflição, Jó se aproximou de Deus como nunca antes em sua vida. Este será o grande resultado na vida de quem resolver se entregar a Deus completamente, para que Ele carregue os seus fardos: conhecerá a Deus face a face.

                 Mesmo enquanto estiver passando pelo problema, aquele que decide se entregar em obediência a Jesus pode desfrutar de paz em meio a tempestade. Ellen White expressou muito bem o que isso significa: “Eu não olho para o fim, quanto a toda a felicidade; eu desfruto felicidade enquanto vou caminhando. Não obstante ter provas e aflições, olho fora delas, para Jesus. É nas passagens estreitas, árduas, que Ele está bem ao nosso lado, e podemos comungar com Ele, depor todos os nossos fardos sobre o Carregador de fardos, e dizer: "Eis, Senhor, não posso por mais tempo levar essa carga." Então Ele nos diz: "O Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve." Mat. 11:30. Vós o acreditais? Eu o provei. Eu O amo; eu O amo. Vejo nEle encantos incomparáveis. E eu quero louvá-Lo no reino de Deus” (Life Sketches, pág. 292).
                        Estás vivendo um momento de aflição? O peso sobre os ombros está impedindo que você prossiga? Você está sem forças? Pois é assim que Deus quer receber você: “Nossa força consiste em levar nossos fardos ao Grande Portador de fardos. Deus confere honras àqueles que a Ele se dirigem dEle pedindo auxílio, crendo com fé que o receberão” (Testemunhos para Ministros, 485). O convite de Deus para você é: “Entregue os seus problemas ao Senhor, e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece” (Sal 55:22). Faça isso agora


[1]Sociedade Bíblica do Brasil: Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2000; 2005, S. Sl 55:22
[2]Sociedade Bíblica do Brasil: Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2000; 2005, S. Jo 16:33
[3] Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil: Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2000; 2005, S. Mt 11:28
[5]Kaschel, Werner ; Zimmer, Rudi: Dicionário Da Bíblia De Almeida 2ª Ed. Sociedade Bíblica do Brasil, 1999; 2005
[6]Sociedade Bíblica do Brasil: Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2000; 2005, S. Sl 37:25
[7]Sociedade Bíblica do Brasil: Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2000; 2005, S. Jr 42:6
[8]Sociedade Bíblica do Brasil: Nova Tradução Na Linguagem De Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil, 2000; 2005, S. Jó 42:5

Nenhum comentário: