quarta-feira, 14 de março de 2012


Ela já Falava
Felippe Amorim



Vivemos em um momento da história do adventismo em que muitas pessoas têm dado pouca ou nenhuma atenção aos escritos inspirados dados por Deus a Ellen White. É comum até vermos membros da igreja se rebelando contra estes escritos.

            Alguns afirmam que creem no Espírito de Profecia, mas se comportam como se não cressem, ou mesmo, como se ele não existisse.

            Deus já deu muitas provas de que os escritos de Ellen White são inspirados por Ele e nesta semana mais uma vez pudemos nos deparar com uma prova de que aquelas palavras escritas no século XIX são muito atuais e verdadeiras. Acompanhe a seguir uma reportagem de um renomado jornal e algumas citações do Espírito de Profecia:



“Consumo diário de carne aumenta risco de morte precoce, diz pesquisa.


Para diminuir esses riscos, pesquisadores recomendam substituir as porções de carne vermelha por peixe, frango, verduras e legumes ricos em ferro como feijão, lentilha e espinafre.



Um estudo realizado em uma das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de doenças graves - que podem levar à morte precocemente.

Foram quase 30 anos acompanhando 120 mil pessoas para chegar a essa conclusão: o consumo de carne vermelha pode aumentar o risco de morte precoce.

O estudo da universidade de Harvard mostrou que comer uma porção de carne vermelha diariamente eleva a possibilidade de morrer mais cedo em 13% e aumenta o risco de desenvolver doenças do coração, câncer e dois tipos de diabetes.

E a porção que os cientistas consideraram nesse estudo não é grande não. Apenas 85 gramas de carne. E se essa carne for processada, os riscos são ainda maiores.

Linguiça, salsicha, hambúrguer. Podem aumentar a mortalidade prematura em 20%.

Nós conversamos pela internet com o coordenador da pesquisa, doutor An Pan.

Ele explica que a carne tem gordura saturada, que prejudica as artérias, e que a processada oferece ainda mais risco para a saúde porque possui conservantes como o nitrato de sódio que pode elevar a pressão do sangue.

Para diminuir esses riscos os pesquisadores recomendam substituir as porções de carne vermelha por peixe, frango, verduras e legumes ricos em ferro como feijão, lentilha e espinafre.

“Mas isso não significa que todos nós agora precisamos virar vegetarianos”, diz o pesquisador.

Segundo ele, se o consumo de carne fosse reduzido para pelo menos meia porção ao dia, entre 7% e 9% das mortes de pessoas acompanhadas pelo estudo poderiam ter sido evitadas.

Diminuir o consumo para duas ou três vezes por semana já seria um bom começo diz ele. Eu gosto de um bom churrasco. Mas o importante é conseguirmos ter moderação e comer com qualidade”.



Agora veja o que Deus revelou-nos através de Ellen White no século XIX, muito anos antes da pesquisa de Harvard:



“Depois do dilúvio o povo comeu à vontade do alimento animal. Deus viu que os caminhos do homem eram corruptos, e que o mesmo estava disposto a exaltar-se orgulhosamente contra seu Criador, seguindo as inclinações de seu coração. E permitiu Ele que aquela raça de gente longeva comesse alimento animal, a fim de abreviar sua vida pecaminosa. Logo após o dilúvio o gênero humano começou a decrescer rapidamente em tamanho, e na extensão dos anos” (Spiritual Gifts, vol. 4, págs. 121 e 122).



Muitos dos pacientes de nossos hospitais têm raciocinado por si mesmos quanto à questão do alimento cárneo, e no desejo de manter as faculdades mentais e físicas livres de sofrimento, têm deixado a carne fora de sua mesa. Têm assim obtido alivio aos males que lhes torturavam a vida. Muitas pessoas não pertencentes a nossa fé se têm tornado adeptas da reforma de saúde porque, do ponto de vista de seu interesse, viram a coerência de assim proceder. Muitos se têm colocado conscienciosamente ao lado da reforma de saúde no regime alimentar e no vestuário. Hão de os adventistas do sétimo dia continuar a seguir costumes nocivos? Não darão eles ouvidos à recomendação: "Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus"? I Cor. 10:31. (Manuscrito 64, 1901.)



Cânceres, tumores e toda enfermidade inflamatória são causados em grande parte pelo alimento cárneo. Segundo a luz que Deus me deu, a predominância do câncer e dos tumores é em grande parte devida ao uso abundante de carne de animais mortos. (Testemunho Inédito, pág. 7).



O alimento cárneo também é prejudicial. Seu efeito, por natureza estimulante, deveria ser argumento suficiente contra o seu uso, e o estado doentio quase geral entre os animais torna-o duplamente objetável. Tende a irritar os nervos e despertar as paixões, fazendo assim com que a balança das faculdades penda para o lado das propensões baixas. (Educação, pág. 203.)



A abstinência do alimento cárneo beneficiará os que assim procederem. A questão do regime é um assunto de vivo interesse. ... Nossos hospitais são estabelecidos para um fim especial, para ensinar ao povo que não vivemos para comer, mas comemos para viver. (Carta 233, 1905.)



Há mais de trinta anos, eu me encontrava muitas vezes em grande fraqueza. Muitas orações eram feitas em meu favor. Pensava-se que o alimento cárneo me daria vitalidade, e este era, portanto, meu principal artigo de alimentação. Em vez de adquirir forças, porém, tornei-me cada vez mais fraca. Desmaiava muitas vezes de exaustão. Veio-me luz, mostrando o dano que homens e mulheres estavam causando às faculdades mentais, morais e físicas pelo uso da carne. Foi-me mostrado que toda a estrutura humana é afetada por esse regime, que por ele o homem fortalece as propensões animais e o desejo de bebidas alcoólicas. Cortei imediatamente a carne de meu cardápio. Depois disto fui por vezes colocada em situações em que me senti compelida a comer um pouco de carne. (Carta 83, 1901.)



            Existem muitas outras citações a respeito desse assunto, mas estas são suficientes para tirarmos algumas conclusões importantes:



1 – Deus deixou reveladas muitas coisas através de seus profetas, canônicos e não canônicos, que estão sendo descobertas pela ciência nos últimos anos.

2 – Muitas vezes não damos crédito às revelações divinas dadas a Ellen White, mas quando ouvimos a ciência falando a mesma coisa paramos para pensar a respeito. Muitos preferem dar ouvidos a homens a dar ouvidos às revelações divinas.

3 – Há muito tempo Deus recomenda, através de Ellen White, que eliminemos a carne da nossa dieta e a ciência tem confirmado isso a cada dia.

4 – Precisamos dar mais atenção aos escritos do Espírito de Profecia, pois eles revelam a vontade de Deus para o seu povo em muitos aspectos da vida cristã.



            Não foi por acaso que Deus nos orientou: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2 Crônicas 20:20). Portanto, oremos para que Deus nos ajude a estudar mais o Espírito de Profecia que é uma riquíssima fonte de conhecimento deixada por Ele.


Nenhum comentário: