quinta-feira, 10 de maio de 2012


Crescer sem parar
Felippe Amorim



Imagine a seguinte situação: uma criança de três anos de idade é abordada na escola por seu professor que a faz o seguinte pedido: por favor, me explique todo o processo de digestão que acontece em seu corpo depois que você almoça.

Agora continue imaginando outra situação: O mesmo professor encontra-se com outro aluno. Dessa vez é um adulto que já está cursando a faculdade e faz o seguinte pedido: indique-me onde em seu corpo fica o estômago. O mais interessante é que esse aluno adulto não sabe responder a esta questão.

São duas situações extremas, mas nos ajudam a entender um conceito importante. As pessoas passam por graus de maturidade ao longo de sua vida. Da mesma forma que seria muito estranho se a criança desse a explicação pedida pelo professor, seria estranho que um adulto na universidade não saiba onde se localiza o estômago em seu corpo. Espera-se que em cada estágio da vida as pessoas estejam minimamente correspondendo ao grau de maturidade adequado.

           Na vida espiritual não é diferente, cada pessoa está em um grau de maturidade diferente e deve ser cobrada de acordo com este fato.

           A Bíblia tem um verso que fala a esse respeito: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv. 4:18).


A vereda dos Justos



           O versículo começa falando da vereda dos justos, portanto, precisamos atentar para o que faz de alguém justo. Nossa mente pecaminosa pode tentar nos levar para uma justificação por nossas próprias obras. Na concepção bíblica ser justo não tem ligação direta com os méritos humanos, mas sim com os méritos divinos.

           O apóstolo Paulo nos ajuda a entender a questão da justiça. “Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça” (Rm. 4:5). A justificação é uma obra que acontece fora de nós e que nos transforma internamente.

           Lemos ainda em Romanos: “Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo” (Rm. 5:17). A justiça é um dom de Deus para o ser humano, ou seja, na Bíblia o homem justo é aquele que recebeu a justiça de Cristo, não aquele que a alcançou sozinho. A luz de Deus é enviada para aqueles que aceitam a morte de Cristo como justificadora, ou seja, para quem compreende a Justificação pela fé na graça de Jesus.



Paciência com os novos na fé



           A aplicação mais comum do nosso verso inicial relaciona-se com a paciência para com os recém-conversos. Esta é uma boa aplicação, realmente não podemos cobrar muito de quem é criança na fé. Alguns querem fazer um verdadeiro vestibular bíblico para aceitar novos membros.

           Existe, é verdade, um conhecimento mínimo para que uma pessoa ingresse na igreja através do batismo, mas não podemos exigir um conhecimento bíblico profundo. O que a pessoa deve ter é um profundo interesse de se entregar a Jesus e seguir as orientações de Deus para sua vida. Os novos na fé tem que ter se entregado irrestritamente a Jesus e estarem dispostos a segui-lO. O conhecimento profundo da Bíblia será adquirido com o tempo.

O cuidado com os novos da fé é necessário. “Tenham em vista os membros mais velhos da família que essa parte da vinha do Senhor necessita ser fielmente cultivada, e decidam aplicar suas melhores capacidades no sentido de tornar atraente o lar, e tratar com paciência e sabedoria os filhos mais novos (EGW. CPPE, 160).

“Paulo tinha uma aguda intuição do conflito que cada alma há de sustentar com as agências do mal que continuamente estão procurando enlaçá-las e enganá-las; e incansavelmente havia ele trabalhado para fortalecer e confirmar os novos na fé” (EGW. AA, 299).


Crescer sem parar


           Existe outra possibilidade de aplicação para o nosso texto original que não é muito comum de ouvirmos.

O texto apresenta uma luz que não para de ficar mais forte. Essa é uma observação que nos faz pensar a respeito da nossa condição individual.

Alguns cristãos tem usado este texto para justificarem sua falta de aplicação no estudo da Bíblia. Não tiram tempo para estudar, têm poucos momentos dedicados ao crescimento no conhecimento das Escrituras e quando são questionados por causa de sua falta de conhecimento recitam o texto como escudo.

Paulo escreveu sobre cristãos que estão atrasados em seu crescimento espiritual:

“quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido (Hb 5:12). Esta é a situação de muitos cristãos que estão na igreja há anos, mas ainda estão com o conhecimento de crianças na fé.

           As ilustrações são úteis, embora, muitas vezes não perfeitas. Vamos propor uma então. Um curso normal de graduação dura em média quatro anos. Um mestrado dura em média dois anos e um doutorado dura quatro anos em média. Portanto, em dez anos alguém pode crescer em conhecimento do nível da graduação até o de doutorado.

           Se a vida cristã seguisse essa lógica, você deveria estar em qual estágio? Em qual estágio você está agora? A comparação não pode ser aplicada ao pé da letra, mas, figurativamente, há alguns que deveriam ser doutores no conhecimento bíblico, mas ainda estão nas “séries primárias”. Paulo escreveu: “Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.(Hb 5:13). Não há problema em ser criança, o problema é não sair da infância espiritual.

           O apóstolo continua: “Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal (Hb 5:14). Infelizmente, muitos cristãos que deveriam ser professores de Bíblia não conhecem o suficiente para sustentar a sua própria convicção.

O verdadeiro cristão, o justo, deve crescer todos os dias até que um dia, na volta de Jesus, seja luz perfeita.

"Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição." II Ped. 1:10. Não precisamos ter uma suposta esperança, mas certeza. Tornar firmes nossa vocação e eleição é seguir o plano bíblico de examinar-nos atentamente a nós mesmos, pesquisar estritamente se estamos realmente convertidos, se nossa mente é atraída para Deus e as coisas celestiais, renovada nossa vontade, toda a nossa alma transformada. Fazer nossa vocação e eleição firmes requer incomparavelmente mais diligência do que alguns estão pondo nesse importante assunto. "Porque fazendo isto" - viver segundo o plano de adição, crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo - subireis, degrau por degrau, a escada vista por Jacó, e "nunca jamais tropeçareis". II Ped. 1:10. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (EGW. Manuscrito 13, 1884).

Todos os cristãos deveriam orar a Deus para receber ajuda para organizar um horário diário e um local de estudo da Bíblia. É somente assim que cresceremos sem parar.




Um comentário:

Anônimo disse...

A paz do SENHOR JESUS seja contigo homem de DEUS, estamos orando por vc temos saudades sua, nao demore nos visitar; sinta-se abraçado por Ronilson,Sara,Raquel e Thiago.