quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Amigos de Jesus

Uma das melhores coisas da vida é estar junto dos amigos. Ter amigos é uma grande bênção que recebemos do céu. Eles são pessoas em quem podemos confiar e nos apoiar nos momentos bons e nos momentos ruins.
 Às vezes os nossos amigos são pessoas comuns, e nem por isso deixam de ser especiais para nós. Às vezes os nossos amigos são pessoas importantes na sociedade, mas isso não nos faz amá-los mais do que já amamos.
O que caracteriza uma amizade não são as qualidades ou defeitos que o outro tem, mas o que sentimos por ele. Identificamos os amigos a partir do tempo que eles dedicam um ao outro e do nível de intimidade que eles possuem. Os amigos são pessoas que conhecem o outro só pelo jeito de olhar, mesmo sem falar nada o amigo identifica se o outro está feliz ou triste.
Outra característica muito marcante dos amigos é que eles conhecem os segredos do outro. O amigo é a pessoa com quem se troca confidências, pois muitas horas são passadas em diálogo.
A Bíblia tem um texto formidável sobre a maior amizade que poderíamos ter. Está escrito assim: Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer (João 15:15).
Sem dúvida alguma é uma tremenda honra sermos amigos de Cristo, e isso é mais uma amostra do quanto Ele é misericordioso. Jesus é nosso Salvador e Senhor, mas também quer ser nosso amigo. Que maravilha!
Diante deste fato surge uma pergunta: O que significa ser amigo de Jesus? O nosso onisciente amigo, sabendo que teríamos esta dúvida nos deixou a resposta em Sua palavra.

Conhecê-lo

O texto bíblico que lemos inicialmente faz uma oposição entre o Servo e o amigo. Aqui já podemos identificar a primeira característica da amizade com Cristo. O servo não é íntimo do senhor, tem apenas uma relação de obediência, portanto, uma relação distante do senhor. Os amigos, no entanto, se conhecem, têm intimidade e, por isso, gostam de contar suas novidades um ao outro.
Ao falar sobre nossa amizade com Ele, Cristo disse: “tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer”. É perceptível nessa frase a figura de alguém que soube uma notícia muito boa e corre para contar ao seu melhor amigo. Nosso Amigo-Salvador nos contou tudo o que o Pai Celeste falou para ele. São as “confidências” de um amigo. Ele é a própria revelação do Pai.
Se quisermos ser amigos de Jesus, precisamos conhece-lo mais e isso acontece quando estudamos a Sua revelação escrita: a Bíblia Sagrada. Foi ele mesmo quem disse: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim” (João 5:39).
É através do estudo da Bíblia que conheceremos a Jesus. Uma pessoa que não gasta tempo estudando a Palavra de Deus e aprofundando a intimidade através da oração, não pode dizer que é amiga do Mestre. Conhecê-lo é a primeira implicação da amizade com Cristo.

Obedecê-lo

O amigo Jesus é onisciente, portanto, sabe o que é melhor para nós. Diferente dos amigos pecadores que nos aconselham, mas são limitados, nosso Amigo Celestial consegue dar conselhos com a plena consciência de onde aquilo nos levará.
Por isso que ser amigo de Jesus também implica obedecê-lo. Em João 15:14 lemos: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”. Parece um contrassenso e até seria se fosse uma amizade entre dois pecadores, mas o amigo de Jesus faz o que Ele manda. Obedecer a Jesus é um grande benefício para nós. Jesus vê além do que conseguimos e, portanto, pode nos indicar o melhor caminho. Mais que uma carga, obedecê-lo é um privilégio e uma segurança para nós.
Contudo este verso nos trás uma condição para a nossa amizade com Cristo. No texto existe a partícula condicional “se”, ou seja, aquele que não obedece NÃO é amigo de Cristo. Infelizmente, vemos hoje muitas pessoas que se dizem religiosas, até se declaram amigas de Jesus, dizem que o amam, mas vivem em declarada desobediência ao Seu nome.
O apóstolo João reforçou a ideia de vínculo entre amizade e obediência. Em João 14:15 lemos: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos”. Aqui o amor é sinônimo de obediência. Em 1 João 5:2 encontramos: “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos”. Neste texto o apóstolo vincula o conhecer ao obedecer. Lemos a mesma ideia em 1 João 2:3: “E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos”.   Não há como fugir. Ser amigo de Jesus é ter uma vida de obediência aos seus mandamentos.

Permanecer nEle

            O capítulo quinze do evangelho de João começa falando sobre a metáfora da videira e dos ramos. Esse é o tema geral do trecho. É nesse contexto que Jesus introduz o assunto da amizade. Aqui encontramos a terceira implicação de uma amizade com Cristo. O verso nove nos diz: “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor”.
            Como sabemos que permanecemos no amor dEle? O verso dez nos responde: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor”.
            Este texto precisa ser bem entendido. A obediência é a maior evidência de alguém que permanece em Cristo. A obediência é um sinal de que permanecemos nEle. Não obedecemos PARA estarmos ligados, mas obedecemos PORQUE estamos ligados. Obediência é fruto da permanência e só frutificamos quando estamos ligados a Ele. Essa é a mensagem geral do capítulo.
            Neste momento surge uma pergunta intrigante: Se Jesus é completo em si mesmo, por que ele faz tanta questão da amizade conosco? O verso onze tem a resposta para esta pergunta: “Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo”. Que amor do nosso Amigo! Jesus quer colocar a alegria dEle em nós. O apóstolo João repete esta vontade de Cristo mais vezes. “Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo”(Jo. 16:24). “Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos” (Jo.17:13). “Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo seja completo” (1 Jo. 1:4).
            Nosso Amigo Jesus quer nos fazer pessoas alegres. Mesmo quando enfrentarmos as dificuldades dessa vida, se formos amigos dEle, estaremos alegres, não importa a circunstância.

Por que devemos ser amigos de Jesus?

            Nos tornamos amigos de alguém por diversos motivos, mas o motivo que temos para sermos amigos de Cristo é o mais sublime de todos. João expressou o motivo da seguinte maneira: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). Nosso amigo deu a vida por nós.
            Todos nós estávamos condenados à morte e presos ao pecado, mas Jesus deixou seu trono para ser humilhado em nosso lugar e assim nos dar a possibilidade de vida eterna: “Cristo foi tratado como nós merecíamos, para que pudéssemos receber o tratamento a que Ele tinha direito. Foi condenado pelos nossos pecados, nos quais não tinha participação, para que fôssemos justificados por Sua justiça, na qual não tínhamos parte. Sofreu a morte que nos cabia, para que recebêssemos a vida que a Ele pertencia” ( O Desejado de Todas as Nações, 25). Como não ser amigo de alguém que nos ama tanto?
Diante do que nosso amigo Jesus fez por nós, não podemos negar nossa devoção a Ele. Teremos que dizer como o apóstolo Paulo: Porque o amor de Cristo nos constrange (2 Cor. 5:14).
Existe uma última característica dos amigos que também caracteriza a amizade com Cristo. O amigo gosta de estar na casa do outro. O apóstolo João fala para onde nossa amizade com Cristo nos levará: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (João 14:1-3)”. Um dia nosso amigo Jesus virá nos levar para a casa dEle e nunca mais nos separaremos dEle. Mas só irão para lá aqueles que forem amigos dele desde já. Aprofundemos nossa amizade com Jesus a cada dia.


Nenhum comentário: