quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013



A oração modifica as coisas
A fórmula para dormir tranquilo no meio da guerra

Pr. Felippe Amorim
Pastor na Associação Norte Catarinense



Todas as coisas que Deus criou são maravilhosas. Algumas, no entanto, são também deliciosas. Uma delas é uma boa noite de sono tranquilo. Dormir é uma das bênçãos que Deus nos deixou. Além de ser gostoso traz muitos benefícios. Alguns deles são: Previne a obesidade, combate a hipertensão, Fortalece a memória, previne depressão, favorece o desempenho físico, controla o diabetes, diminui o risco de doenças cardiovasculares e melhora o desempenho no trabalho[i]. Sem dúvida é um santo remédio.
Isso é tão verdade que o sono está incluído nos remédios naturais deixados por Deus para nós. “Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício, regime conveniente, uso de água e confiança no poder divino - eis os verdadeiros remédios” [ii]. Nada mais revigorante e gostoso como uma boa noite de sono!
 O contrário também é verdade. Uma frequência inapropriada de sono pode causar muitos prejuízos. A médica do sono Dr. Rosa Hasan afirma que o sono irregular “desorganiza o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios” [iii].
Todos gostariam de ter sempre boas noites de sono, mas algumas vezes somos atrapalhados. Algumas vezes o que nos atrapalha é um barulho ou uma luz forte, mas esses fatores são facilmente resolvidos. O problema é quando o que atrapalha nosso sono é uma tribulação. É difícil dormir quando algum problema nos atormenta.
Isso me faz lembrar um texto bíblico que fala sobre sono. Na verdade, fala sobre uma boa noite de descanso. É o texto que está no Salmo 3:5: “Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou”. Este Salmo é conhecido como a oração matutina. Foi escrito por Davi e nos passa a impressão de que ao escrevê-lo o rei estava vivendo um momento bastante tranquilo da vida. É apenas impressão! Esse sono tranquilo de Davi acontecia no meio de um problemão.
Sendo assim, podemos aprender com este Salmo o segredo para conseguirmos ter bom sono mesmo quando as coisas não vão tão bem.

O perigo

            Davi começa o Salmo expressando os sentimentos e as circunstâncias pelas quais passava. Ele diz: “SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus” (Salmos 3:1-2). Todo o texto é uma oração que sai do coração de Davi para o coração de Deus.
            Naquele momento o homem segundo o coração de Deus passava pela aflição de ser perseguido pelo seu próprio filho Absalão. Ter alguém querendo matar você já é algo terrível, mas quando esse alguém é seu próprio filho, então as coisas pioram muito.
            O relato dessa perseguição encontra-se em 2 Samuel 15. Lá encontramos mais detalhes sobre essa perseguição em família. Lemos por exemplo que “Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo; Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei. Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava.
E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel (2 Samuel 15:2-6).
            Que tristeza! O filho traindo politicamente o pai e fazendo um jogo sentimental com os súditos para ganhar-lhes a confiança e fazer com que desprezem a liderança de Davi. O trabalho sujo de Absalão foi tão bem feito que logo surgiram os primeiros frutos. “Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão (2 Samuel 15:13). O povo começou a aderir ao “partido” do filho do rei.
            Para completar esta cena de traição Absalão organizou uma perseguição física contra seu pai. A ponto de Davi ter que se esconder: “Disse, pois, Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderíamos escapar diante de Absalão. Dai-vos pressa a caminhar, para que porventura não se apresse ele, e nos alcance, e lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada. Então os servos do rei disseram ao rei: Eis aqui os teus servos, para tudo quanto determinar o rei, nosso senhor” (2 Samuel 15:14-15).
            Este é o quadro pintado por trás dos primeiros dois versos do Salmo três. O filho de Davi arregimentou muitos seguidores para tentar mata-lo e o povo do reino já descria até que Deus poderia fazer algo pelo rei.
            No texto original, no final do verso dois tem a palavra “Selah”. É um termo comum nos Salmos para indicar mudança de modo, pausa na música ou mudança no acompanhamento. Essa palavra também marca no Salmo três a mudança do foco do salmista. Até aqui, ele apresentou o problema, mas, a partir daqui ele foca seus olhos em Deus. Assim ele nos ensina uma lição importante. O nosso foco não pode estar no problema, mas em Deus que tem poder para resolver qualquer situação.
A partir daqui Davi nos ensina como reagir aos sofrimentos e perseguição. A primeira lição é que o sofrimento levou Davi a orar. Se há alguma vantagem no sofrimento é essa: ele nos leva a orar. Não há meio de escape mais eficaz que a oração e, assim como Davi, devemos apelar para ela todas as vezes que nos encontrarmos em apuros.
Em muitas versões o verso três começa com a palavra “porém” indicando que o que virá a seguir é o oposto do quadro apresentado anteriormente. Deus é o oposto da angústia a da aflição.

Vitórias passadas, confiança futura.

            “Porém tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao Senhor e ele do seu santo monte me responde” (Salmo 3:3-4).
            A primeira figura a que Davi compara Deus é um escudo. Certamente ele tinha em mente as promessas e realizações do Senhor no passado, como a promessa feita a Abraão. “Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo” (Gn. 15:1) Davi cria que o mesmo Deus que foi escudo de Abraão seria seu também. As promessas do passado davam confiança a Davi.
            Muitas vezes nós nos esquecemos do que Deus já havia prometido e das coisas que ele fez em nossa vida e ficamos aflitos quando nos deparamos com um novo problema. Mas se avaliarmos toda a nossa vida e contabilizarmos tudo o que Deus já fez por nós, perceberemos que Deus já cuidou muito de nós e isso indica que ele continuará cuidando.
“Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinos que nos ministrou no passado” [iv].  Pensar no que Deus já fez por nós nos ajuda a confiar no que Ele ainda fará. Era esta confiança que fazia Davi dormir tranquilo e nós podemos desfrutar disso também.

A sensação de segurança no meio do perigo.

            “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados” (Salmo 3: 5-6).
            O tom de Davi é de pura confiança em Deus. Após orar o rei superou momentos de angustia pelos quais passou. Nem sempre Davi esteve tão tranquilo assim. Durante alguns momentos do problema ele sofreu muito: “Mas Davi, subindo pela encosta do monte das Oliveiras, ia chorando; tinha a cabeça coberta, e caminhava com os pés descalços. Também todo o povo que ia com ele tinha a cabeça coberta, e subia chorando sem cessar” (2Sam 15:30).
 Esse verso me consola, pois percebo que Davi era gente igual a mim. Ele também se angustiava. Não há pecado em se angustiar. O problema é quando guardamos a angustia somente para nós. Como nós, Davi também teve momentos de desespero, mas ele nos ensina que quando colocamos esse desespero nas mãos de Deus através da oração nosso coração se acalma.

A oração e a certeza do triunfo

            “Levanta-te Senhor! Salva-me Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes. Do Senhor é a salvação, e sobre o teu povo a tua bênção” (Salmo 3: 7-8).
            Há muita beleza nesses versos, pois o perigo ainda existia, mas Davi falava como se Deus já tivesse resolvido o problema. Que lição! Parece que Davi antevia o que Jesus falaria algum tempo mais tarde: “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e será assim convosco” (Mc. 11:24).
            Devemos orar na certeza de que Deus já está cuidando da nossa questão, porque, quando colocamos nas mãos dEle de todo coração Ele cuida mesmo. É verdade que nem sempre resolverá a questão do jeito que gostaríamos que resolvesse (o problema de Davi foi resolvido, mas não exatamente como ele queria), mas Ele sempre agirá.
O fim do Salmo é o oposto do começo. No início existia angustia e preocupação. No final há confiança e descanso. Isso é o resultado de tanto relacionamento com Deus.
Deus resolveu o problema de Davi, seus inimigos foram eliminados. O desfecho não foi bem o que Davi queria, ele pediu que tratassem seu filho com brandura (2Sm 18:5), mas Absalão morreu de forma trágica (2Sm 18: 14-15). A solução não foi a esperada por Davi, (o seu choro amargo demonstra isso) mas Deus resolveu seu problema. Nem sempre a solução de Deus é a que queríamos.
Com o Salmo três podemos aprender algumas lições preciosas: a primeira é que a oração é o grande diferencial na hora das tribulações. Quem ora, passa pelas tribulações de cabeça erguida. A segunda é que Deus sempre dá uma solução para os nossos problemas se nos entregarmos a Ele, talvez não a que queríamos, porém, a melhor que poderia existir.
            A maior lição, no entanto, que o Salmo três nos deixa é: Para ter boas noites de sono no meio de grandes problemas basta entrar em íntima comunhão com Deus através da oração. Esse é um excelente momento para começar. Faça uma oração agora.







[i] fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/14895-oito-beneficios-que-o-sono-traz-para-a-sua-saude#conteudoTxt)
[ii] EGW. A Ciência do Bom Viver, 127
[iii] fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/14895-oito-beneficios-que-o-sono-traz-para-a-sua-saude#conteudoTxt
[iv] EGW. Mensagens Escolhidas, v. 3, 162

Nenhum comentário: